Um mergulho na impressão ultra violeta ou Impressão UV

A imagem do submarino impresso em madeira que ilustra este post e as demais imagens que podem ser conferidas la embaixo foram feitas em impressão de luz ultra violeta, ou como é comumente chamada impressão UV.

O processo de Impressão UV é realizado por uma máquina de alta tecnologia. Ele é ecológico por não usar solvente na transferência da tinta para o substrato, ocasionando menos impacto ao meio ambiente e às pessoas que manuseiam os equipamentos. A qualidade na impressão é de alta definição, já que usa tintas especiais de secagem ultra-rápidas, o que não não permite sua dispersão na superfície de impressão. Ela também é mais durável porque é impresso em um substrato menos vulnerável e portanto mais resistente à intempéries, impactos e acidentes de uma forma geral.

ENTENDENDO O PROCESSO:


1. ULTRA VIOLETA

A secagem normal de tintas convencionais se dá pela evaporação do solvente. Já na impressão UV é realizada de forma instantânea através da emissão da luz ultra violeta sobre a tinta imediatamente após a sua impressão. Enquanto a impressão convencional exige que o manuseio só seja realizado após a sua secagem completa, na UV é permitido o toque quase logo em seguida.

2. ECOLÓGICO?

Neste processo não ha emissão de substâncias químicas no ar, então não agride o meio ambiente e obviamente o ambiente de trabalho onde há pessoas que manuseiam diretamente o processo. As tintas para impressoras UV não possuem solventes químicos. Elas são formadas por partes sólidas e compostos orgânicos pastosos que se dissipam, sem  prejuízo para a natureza ou para os profissionais.

3. EFICIÊNCIA?

Alta definição de forma mais rápida, pois além de cada camada de tinta ter secagem instantânea, o que diminui o tempo de impressão,  não espalha no substrato e permanece mais fiel ao arquivo original com as cores mais vivas.

4. SUBSTRATOS DA IMPRESSÃO UV?

A excessão de materiais que possuem tecidos de algodão na sua composição e portanto espaço na estrutura das fibras fazendo com que a tinta e a radiação UV sejam absorvidas e não completem a secagem de forma satisfatória, todos os materiais sólidos ou transparentes, rígidos e semi flexíveis são possíveis de utilizar a Impressão UV, mas na Pino especialistas no assunto podem te sugerir o material conforme o projeto no seu atendimento:  adesivo transparente, acrílico, alumínio, azulejo, couro, madeira, MDF, metais, papelão, PS, PVC e vidro.

5. O QUE É POSSÍVEL FAZER?

A depender do substrato é possível:

Fazer quadros de vidro, metais, alumínio, acrílico ou madeira(fotos)

Imprimir em peças de aço para arquitetura

Imprimir imagens em um conjunto de ajulejos

Imprimir em peças de couro

Imprimir fachadas inteiras direto no substrato

Revestir completamente chapas de PS ou PVC

Decorar ambientes imprimindo em portas de vidro

Decorar divisórias comerciais de diversos materiais

Fazer mockups de embalagens em papelão

Usar imagens em poliondas e fazer woblers, displays e outras peças

Imprimir diretamente em PS e criar volumes inusitados

Aplicar imagens diretamente em peças de acrílico

Criar composições sensacionais em madeira

Personalizar portas de casas e estabelecimentos comerciais

Utilizar imagens no MDF de uma cozinha ou quarto