Lojas conceito: Como criar uma experiência visual única para impulsionar o meu negócio?

As lojas conceito – também chamadas de flagship store – compõem nova experiência de consumo.

Adidas, Apple, Nike, C&A e outros grandes players do mercado já apostaram nessa ideia.

Mas você sabe como elas surgiram?

A forma de um consumidor se relacionar com uma marca está em transformação.

Ao mudar suas expectativas diante do que consome, os clientes também sugerem aos empresários do varejos novas demandas.

Hoje, falamos muito sobre a necessidade de proporcionar uma experiência marcante ao consumidor final: ele tende a optar por produtos e serviços com os quais se identifica.  

 

Lojas conceito são alternativa de Marketing de Experiência  

Uma das alternativas mais exploradas atualmente para suprir esta necessidade foi a criação das lojas conceito.

Este formato vem sendo popularizado e, cada dia, vemos inovações em suas propostas.

De acordo com pesquisa feita recentemente no setor varejista de São Paulo, o número de lojas conceito teve crescimento aproximado de 80% em todo o país.

Isso mostra a eficácia do emprego das lojas conceito para o consumidor brasileiro.

 

Saiba mais sobre lojas conceito no Brasil e entenda como impulsionar seu negócio criando a sua:  

Em linhas gerais, as lojas conceito no Brasil buscam sugerir que uma marca expressa o estilo de vida do consumidor.

Elas foram criadas e aprimoradas ao longo dos anos 90 e buscam ser porta-voz do seu cliente e oferecer elementos muito além do pressuposto.

São exemplos disso:

  • uma rede de cafeterias pode acoplar um livraria em suas dependências.
  • uma marca esportiva pode criar uma loja que tenha espaço para um estúdio de ioga e uma linha de consumo fitness que comercialize sopas, sucos e relacionados.   

A ideia é que, ao entrar em lojas conceito, o cliente “viva o produto” ou uma experiência atrelada à ele.

A vivência intuitiva e prazerosa torna o consumo uma experiência inesquecível.    

 

Por que ter uma loja conceito?

Ao fazer o cliente “viver a experiência do consumo da marca”, ela fica na cabeça dele.

Isso representa ganho em:

  • engajamento do cliente com a marca
  • posicionamento de marca
  • lucratividade com o aumento do consumo

São diferenciais deste formato de loja o uso de tecnologia, o treinamento diferenciado dos vendedores e a ambientação da loja, que é especificamente pensada para este fim.  

 

Como montar uma loja conceito?

  1. Ambientação

Crie uma identidade que expresse bem os valores da marca e aplique-o no ambiente.

O trabalho de ambientação faz toda a diferença numa loja conceito.

A imagem que se tem do local é algo muito importante na hora de optar por uma compra.

Recursos visuais que sejam apelativos às emoções e sensações do cliente são o ponto-chave e devem ser bem explorados, despertando os sentidos desde o momento em que o cliente entrar na loja. Atendimento, música, iluminação, decoração, cheiro e serviços adicionais: tudo deve conversar para uma experiência inesquecível.

  1. Experiências

Muito além do que tange a ambientação, escolha serviços adicionais para oferecer aos clientes.

Mimos e serviços adicionais – sempre que não comprometam os rendimentos do local de venda – devem ser vistos como investimento em Marketing.

Experiências que envolvam personalizar o produto ou serviço geram um bom resultado.

Para proporcionar boas experiências com serviços, uma dica valiosa é investir em parcerias.  

 

Lojas conceito


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