Entenda como a cor na decoração da vitrine de sua loja pode mexer com as emoções do consumidor

O design multissensorial pode contribuir muito com a decoração de vitrine do seu negócio. Um exemplo disso é a estratégia de utilização das cores para influenciar as emoções dos clientes e impulsionar as suas vendas.

Quando planejamos alguma ação, seja para promover marca, produto ou simplesmente para mudar o ambiente, sempre temos que levar em consideração as cores que vão compor a nossa comunicação visual.

Como funciona a psicologia das cores?

Entender como funciona a psicologia das cores e como elas influenciam nos resultados da sua empresa e na decoração de vitrine contribui para que seus resultados sejam melhores.

Para você ter uma ideia da importância das cores: por meio de pesquisas feitas diretamente nos pontos de venda, descobriu-se que entre 62% e 90% das opiniões subconscientes sobre os produtos vendidos no varejo, são baseadas apenas na cor.

Além disso, são elementos importantes:

  • a aparência do produto;
  • a textura;
  • a compreensão da propaganda;
  • aprendizagem da ação;

Mais ainda: muitos consumidores não retornam a empreendimentos que consideram ter uma estética mal resolvida ou bagunçada. As cores afetam mais do que você imaginava, não?

O que as cores dizem na hora de partir para a decoração de vitrine?

As cores primárias, como vermelho, azul e amarelo compõem a principal paleta de cores para decoração de vitrine e ações publicitárias. Confira abaixo quais a sensações geradas por cada cor:

Vermelho

O vermelho é a mais forte das cores primárias. É utilizada para emocionar, apaixonar, gerar confiança e senso de urgência. É ótima para usar em ações de liquidação, atrair compradores impulsivos e até mesmo despertar o apetite.

Amarelo

Usado, principalmente, para representar juventude e otimismo. Além disso, é ótimo para despertar alegria e animação. Se usado em conjunto com o vermelho, também desperta o apetite.

Azul

O azul é excelente decoração de vitrine para marcas que querem passar a sensação de senso de segurança e credibilidade. Além disso, o azul também é utilizado para aumentar a produtividade.

Claro que a psicologia das cores não se limita às cores primárias. Tanto as tonalidades secundárias quanto cada combinação tem a sua própria interpretação sensorial. Para garantir que a sua comunicação visual dê os resultados esperados para a sua loja, pesquise todas as combinações cogitadas ou peça auxílio profissional para descobrir como ela pode atingir sua marca.

Quer saber dicas para construir grandes experiências multissensoriais no seu estabelecimento comercial? Clique abaixo para baixar o manual que preparamos para você. É GRÁTIS!


A Pino oferece em um só lugar diversas soluções para executar os seus mais variados projetos de comunicação visual e decoração de ambientes. Dispomos das mais avançadas tecnologias de impressão digital, corte e marcenaria para entregar qualidade com velocidade nos mais variados volumes de pedidos.

Curta nossa página no Facebook  e nosso Instagram  fique por dentro das nossas novidades.